terça-feira, 20 de março de 2012

Especial: Heavy Rain

Dez coisas que aprendemos com Heavy Rain

A Quantic Dream apresentou um vídeo na GDC 2012 com seu novo “projeto” chamado Kara. Depois de deixar todos de queixo caído vem a pergunta. O que mais podemos esperar em matéria de interpretação em videogames? E tudo isso começou quando vimos pela primeira vez Heavy Rain. Que tal tirarmos algumas lições disso tudo e contabilizarmos dez coisas que podemos aprender com HEAVY RAIN?

01 - Não é feitiçaria, é tecnologia

O sistema de captura de movimentos faciais de Heavy Rain é revolucionário. Com atores reais interpretando todas as cenas (como se pode ver no documentário logo após terminar o game), o jogo é absolutamente deslumbrante.

02 - Telas de load podem ser legais

Na metade do game a gente já ficava esperando começar um novo capítulo para ver os detalhes do rosto dos personagens. Dava pra ver cada poro, cada pelo de barba e até imperfeições como cicatrizes e espinhas. Isso sem contar que o rosto que estampava a tela de load era exatamente de quem se tratava o próximo episódio.

03 - Detalhes tão pequenos de nós dois…

Outro ponto crucial está nos detalhes. Você pode observar absolutamente tudo no cenário, brincar com carrinho de controle remoto, fazer xixi, tomar banho, trabalhar, ou seja, colocar em prática o dia a dia de um arquiteto normal.

04 - Um plot bem feito é um plot de sucesso

A história consegue ser mais perfeita do que os gráficos. A trama de Heavy Rain envolve tanto o espectador (sim, em alguns momentos é assim que nos sentimos), que quase podemos sentir na pele as angústias e medos dos personagens.

05 - Escolhas são escolhas 

Absolutamente todas as escolhas que você faz no game influenciam no final, e olha que tem MUITOS finais diferentes. O mínimo detalhe que você nem percebeu, pode ser crucial para um final onde seu personagem morre ou fica vivo, por exemplo.

06 - Sadismo é a melhor “qualidade” em qualquer vilão 

Por que é que filmes de terror como Jogos Mortais fazem tanto sucesso? Ora, porque o povo gosta mesmo é de desgraça. Algumas cenas de Heavy Rain causariam orgulho em Jigsaw. Como quando você tem de escolher se corta seu dedinho com uma faca, uma serra, uma tesoura ou um cutelo. Mas não se preocupe, tem álcool para desinfetar a área atingida…

07 – Se morrer, morreu

Esqueça o respawn. Em Heavy Rain você joga com quatro personagens peincipais, uma repórter, um pai, um detetive particular e um agente do FBI. Se qualquer um deles morrer no meio do jogo, já era. Só dando load no capítulo anteiror.

08 - O CSI do futuro

Na história do jogo, o agente Norman Jayden possui um equipamento chamado ARI (Added Reality Interface), que colocaria qualquer polícia especializada no chinelo. Com a ajuda de óculos e uma luva de controle, Jayden pode colher provas, examinar evidências, e buscar em bancos de dados internacionais por suspeitos. Te cuida CSI.

09 - SEMPRE tem o tira bom e o tira mau

No caso de Heavy Rain, o policial mala é o detetive Blake. Ele ameaça as testemunhas, usa métodos escusos para conseguir o que quer, mas no fundo não passa de mais um falastrão. É uma pedra no sapato de Jayden. 

10 – Detetives particulares existem

Scott Shelby é um detetive empenhado em encontrar o assassino do origami, que vem aterrorizando os pais nos dias chuvosos da cidade fictícia de Heavy Rain, e ele é bem efetivo, até que, bem… melhor não estragar o final da história.


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