terça-feira, 5 de junho de 2012

Sony Cria PlayStation Mobile e Abre Jogos Para Parceiras; HTC é a Primeira

A Sony anunciou durante a sua conferência na E3 nesta segunda-feira (4) a estreia do novo PlayStation Mobile. Voltado para o desenvolvimento e a portabilidade de jogos da plataforma PS aos smartphones, o programa agora é expendido a dispositivos de outras fabricantes, como a taiwanesa HTC.

O novo PlayStation Mobile é sucessor do antigo programa de certificação "PlayStation Suite", anunciado em abril de 2011. Até então, a estratégia do PS Suite era focada apenas em smartphones e tablets da própria Sony, como o Xperia Play, o Sony Tablet e a linha Xperia S, U e P. Agora, com a mudança de nome e de estratégia, a empresa abre seu programa para outras fabricantes que utilizem o sistema Android em seus smartphones e tablets.

A ideia até faz sentido: a estratégia é fazer um contraponto com o Xbox Live, presente nos Windows Phones, e o Game Center, da Apple. Até então o Android não possuía nenhum agregador de games do gênero, e, sem dúvida, o nome PlayStation é bastante forte para significar mais um diferencial atraente do sistema operacional móvel do Google.

Nenhum modelo de smartphone certificado foi citado durante a apresentação, mas a parceria foi inaugurada com a demonstração de um HTC One X no palco; este um smartphone Android top de linha que até já foi homologado aqui no Brasil, mas ainda não chegou oficialmente.

Voltado para a distribuição de novos games e para a portabilidade de clássicos do PSX e PSP aos dispositivos Android, o programa PlayStation Mobile abre algumas exclusividades para os usuários donos de dispositivos certificados, como o acesso antecipado a lançamentos, descontos, acesso gratuito a grandes títulos e conteúdos especiais. Dentre algumas opções disponibilizadas, por exemplo, estão os games Lara Croft and the Guardian of Light, FIFA 2012, Battlefield: Bad Company, Dead Space, Need For Speed: Hot Pursuit e Need For Speed Shift. 

Com PS Mobile, rumores sobre sistema próprio e diversificação enfraquecem

Antes do anúncio do PS Mobile, dois rumores rondaram o mercado no início deste ano. O primeiro deles é a de que a Sony estaria desenvolvendo um smartphone com um sistema operacional próprio, baseado na plataforma do PS Vita. A intenção seria concorrer no mercado mobile com uma alternativa focada aos games. O segundo rumor seria o do investimento em dispositivos com Windows Phone 7, o que exigiria a adoção ao Xbox Live. Essa possibilidade, no entanto, é algo que hoje parece ter sido completamente dispensada.


Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário